Fungo nas unhas – Como acabar rapidamente!

O fungo nas unhas é horrível, aquele aspecto amarelado não agrada ninguém. Esta é uma doença comum que começa como uma mancha branca ou amarela sob a ponta da unha das mãos ou do pé. No entanto, com o passar do tempo, à medida que a infecção fúngica evolui, o fungo pode fazer com que suas unhas descolorem, engrossem e também se esfarelem.

Se sua condição for leve e não estiver incomodando, você pode não precisar de tratamento. Ainda assim, diversas medidas de autocuidado e até alguns medicamentos podem ajudar. Todavia, se o tratamento não for bem feito, o fungo nas unhas poderá voltar.

exemplo de fungo nas unhas

O fungo das unhas também tem um nome especial, é a chamada de onicomicose. Desse modo, quando o fungo infecta as áreas entre os dedos dos pés e a pele dos pés, é chamado de pé de atleta!

Mas você pode estar se perguntado: será que isso em minhas unhas, é fungo de verdade? Se apresentar essas características, sim!

  • Unha grossa;
  • Descolorida, esbranquiçada a marrom-amarelada;
  • Frágil, quebradiça ou áspera;
  • Com formas destorcidas;
  • Presença de cor escura, causada pelo próprio desgaste que se acumulam sob sua unha;
  • Odor ruim, levemente fétido.

Mas e agora? Tem uma ou mais dessas características? Calma, então você poderá querer consultar um médico se os passos de autocuidado não ajudarem, lembrando é claro que se os sintomas se agravarem, consulte também um médico, principalmente se você tiver diabetes.

Causas do fungo nas unhas

Mais presentes nas unhas dos pés, as infecções fúngicas são causadas por vários organismos fúngicos. A causa mais comum vem de um tipo de fungo que se chama dermatófito. Entretanto, leveduras e bolores também podem causar infecções nas unhas.

Essas infecções podem se desenvolver em pessoas de qualquer idade, mas é mais comum em idosos. Com o passar do tempo a unha pode se tornar quebradiça e seca, dessa forma, formam-se rachaduras que permitem a entrada de fungos.

A infecção fúngica da unha pode começar em apenas uma unha do pé, e poderá se espalhar de uma unha para outra, mas a transmissão de uma pessoa para a outra é quase incomum.

Fatores que contribuem para o surgimento dos fungos nas unhas

Os fatores que podem aumentar o risco de desenvolver fungo nas unhas incluem:

  • Ser mais velho, devido à redução do fluxo sanguíneo e também por conta do enfraquecimento das unhas;
  • Suor excessivo nos pés;
  • Andar descalço em áreas comuns úmidas, como piscinas, academias e chuveiros;
  • Ter diabetes, problemas de circulação ou sistema imunológico enfraquecido.

Como acabar rápido com o fungo nas unhas

Dessa forma, preparamos a seguir dicas e hábitos que podem ajudar a prevenir fungos nas unhas e pé, ainda assim lembre-se que essas dicas servem para minimizar e tratar fungos em estágio inicial e de sintomas leves:

como acabar rapidamente com o fungo nas unhas

  • Lave bem as mãos e os pés regularmente. Lave sempre as mãos logo após tocar em uma unha infectada. Uma boa pedida é fazer a hidratação das unhas.
  • Mantenha suas unhas limpas e cortadas, de preferência para o corte quadrado, isso irá prevenir que a unha encrave. Alise as bordas com uma lima e lixe as áreas espessas. Desinfete o cortador de unhas após cada uso.
  • Use meias que absorvem o suor ou troque de meias ao longo do dia, isso previne que seu pé fique úmido por muito tempo.
  • Descarte os sapatos muito velhos ou ainda, trate-os com desinfetantes ou antifúngicos em pó.
  • Muito cuidado na hora de ir na manicure, tenha certeza que o salão de beleza utiliza as ferramentas esterilizadas para cada cliente.
  • Desista de esmaltes e unhas artificiais, sua unha precisa respirar, esse tipo de decoração pode prejudicar a agravar seu caso.

Dicas caseiras para tratar fungos

Existem diversos medicamento que são tradicionalmente usados ​​para tratar os fungos nas unhas dos pés. Esses tratamentos costumam ser eficazes, porém, lembre-se que nada substitui uma consulta ao médico especialista, afinal, ele possui o conhecimento específico para tratar cada caso.

Pensando em maneiras mais naturais, aqui vão algumas dicas caseira para tratar o fungo nas unhas.

Óleo essencial de melaleuca

O óleo de melaleuca, é um óleo essencial com propriedades antifúngicas e anti-sépticas bem como anti-inflamatórias.

dica caseira de óleo de melaleuca para as unhas

Estudos clínicos apontam que o óleo pode ser eficaz contra o fungo, sendo aplicado 2 vezes por dia. Esse estudo apontou ainda que 60% das pessoas que fizeram o uso do óleo apresentaram melhora parcial e total da infecção na unha.

Para usar, basta pincelar o óleo de melaleuca diretamente na unha afetada duas vezes ao dia com um cotonete.

Alho

Isso mesmo, o alho além de ser utilizado na culinária, é um importante antifúngico. Esse é um remédio perfeito, pois é muito natural, porém, algumas pessoas consideram o alho um pouco irritante para a pele.

pasta de alho para o combate aos fungos

Recomenda-se umedecer as unhas com um pano quente primeiro. Seus poros se abrirão, tornando o fungo mais suscetível ao tratamento. Em seguida, faça uma pasta com cerca de um a três dentes de alho por dedo afetado para obter melhores resultados.

Você também pode tratar o fungo das unhas dos pés colocando dentes de alho picados ou esmagados na área afetada por 30 minutos diariamente.

Vick Vaporub

Vick VapoRub é uma pomada utilizada para diminuir os sintomas de tosse e congestão nasal, além dessa utilização, seus benefícios se estendem para a aplicação nas unhas, já que seus ingredientes ativos (cânfora e óleo de eucalipto) podem ajudar a tratar o fungo das unhas.

Um estudo identificou que a pomada teve um “efeito clínico positivo” no tratamento de fungos nas unhas dos pés.

Para usar, aplique uma pequena quantidade da pomada na área afetada pelo menos uma vez por dia.

Dicas para tratar rápido o fungo nas unhas

  • Experimente cremes e pomadas antifúngicas que não necessitam de receita médica. Vários produtos estão disponíveis. Faça sempre a manutenção de suas unhas, lixe-as, molhe as unhas em água, seque-as e aplique o creme ou loção medicamentosa.
  • Apare e afine as unhas. Isso ajuda a reduzir a dor, reduzindo a pressão nas unhas. Além disso, se você fizer isso antes de aplicar um antifúngico, o medicamento pode atingir camadas mais profundas da unha.

Além dos remédios caseiros para os fungos dos pés, temos mais algumas dicas que podem ser muito benéficas quando assunto é cuidar-se em sua própria casa.

Óleo de orégano

O óleo de orégano contém timol. Estudos encontrados na internet, determinaram que o timol tem propriedades antifúngicas e antibacterianas, um grande aliado para a melhora das unhas fúngicas!

óleo de orégano em garrafa

Para utilizar, basta aplicar o óleo de orégano na unha afetada duas vezes ao dia com um cotonete. Algumas pessoas usam óleo de orégano e óleo de melaleuca juntos.

Ambos os produtos são potentes e podem causar irritação ou reação alérgica, então lembre-se de fazer um teste antes de iniciar o tratamento caseiro.

Vinagre

Apesar de não existirem estudos que comprovem a eficácia do vinagre no combate ao fungo nas unhas, essa é uma alternativa que vale a pena tentar.

jarra pequena de vinagre para tratar fungo nas unhas

Muitos acreditam que o vinagre ajuda no tratamento pois possui um pH ácido, o qual desfavorece o crescimento dos fungos. Então se você decidir tentar utilizar o vinagre, deverá molhar o pé afetado em uma parte de vinagre para duas partes de água morna por até 20 minutos diários. Dê preferência ao vinagre branco ou de maçã.

Hortelã-pimenta

O chá de hortelã-pimenta é frequentemente usado como remédio para os fungos nas unhas, a hortelã possui propriedades antissépticas que ajudam no combate aos fungos causadores da micose de unha.

Para usa-la, prepare um escalda-pés com cerca de um punhado grande contendo as folhas de hortelã-pimenta. Então espere a água esfriar um pouco para não se queimar. Deixe o pé ou a mão afetados de molho na água morna por cerca de 20 minutos e depois seque bem.

Você também pode utilizar o óleo essencial de hortelã-pimenta, para isso, basta diluir 15 gotas do óleo em uma bacia com água e em seguida deixar a área afeta de molho.

Capriche na dieta

Acima de tudo, nossa dica essencial é o cuidado com a dieta. Existe uma ligação inegável entre nossa saúde e o que ingerimos. Então, é mais que necessário atentar para o que você está consumindo.

frutas e verduras diversas para uma dieta balanceada

  • Prefira alimentos ricos em vitamina D, entre eles está a laranja, e os produtos derivados do leite;
  • Ricos em proteínas, para favorecer o crescimento das unhas;
  • Ferro, para fortalecer as unhas e não deixa-las quebradiças;
  • Iogurtes (são ricos em probióticos).

Finalmente, podemos dizer que, para uma maneira rápida de se livrar do fundo nas unhas, você deverá aliar práticas caseiras, com uma boa dieta.

Se o problema persistir, procure um dermatologista!

Rolar para cima