Hoje vamos falar da unha encravada, sim, a temida, só quem já passou por isso sabe a dor que é ter uma dessas em seu pé ou mão, são momentos muito difíceis de lidar, e é incrível como uma parte minúscula de nosso corpo pode prejudicar todo o restante. Mas, não se desespere minha cara amiga, você veio ao lugar certo! Estaremos falando nesse post sobre diversas dicas e tratamentos que você mesma pode fazer em casa.
Conteúdo
Como a unha encrava e quais suas causas
De forma bem simples, ela acontece simplesmente quando a unha cresce de forma irregular e começa a danificar a pele ao redor do dedo, mais comum nas unhas do pé. Mas quais os motivos você deve estar se perguntando. Bom, existem três principais motivos:
1- Corte errado das unhas
Mas como assim corte errado? É, pois é, os especialistas afirmam que cortar a unha de forma arredondada pode levar a esse famoso problema na unha, a dica aqui é cortar e aparar as unhas em uma maneira que elas fiquem em um formato quadrangular, assim, conforme elas crescem, o contato e o espaço entre a pele e a unha é reduzido.
2- Acidentes ou pressão extra nas unhas
Prensou seu dedo na porta do carro? Seu dedo do pé beijou a quina da cama, da mesinha de centro ou do criado mudo? Hahaha, quem nunca passou por essas situações não é mesmo? Ou até quando você derruba algo em seu pé e a primeira coisa a doer são suas unhas. Às vezes esses acidentes podem levar a unha a encravar, portanto, fique atenta e proteja-se!
3- Uso de calçados apertados
As amantes do sapato de salto vão ter que me desculpar, mas infelizmente, o uso de tênis e de sapatos com o salto alto fazem com que a força e a pressão que se aplica na extremidade frontal de nossos pés causem problemas na unha. Da mesma forma, o uso de calçados fechados muito apertados também ocasionam essas dores horríveis.
Unha encravada o que fazer?
Agora que já sabemos as causas, vamos a ação! Existem diversas dicas para você cuidar da unha em casa, mas, o mais indicado é procurar uma podóloga, podó… o que? Isso mesmo, uma(um) podóloga(o), esse é um profissional capacitado e especializado no cuidado dos pés e tudo o que engloba esse universo, então o podólogo cuida desde uma unha inflamada e calos até um pé diabético, ou seja, uma manicure talvez não possa resolver o seu problema.
Gostaria de deixar claro que caso você seja diabética ou se possui algum tipo de problema de fluxo sanguíneo nos pés, procure imediatamente um médico pois nesses casos os tratamentos caseiros não funcionam.
Onicocriptose – Qual o procedimento?
O tratamento da unha encravada inflamada, pode ser feita com o próprio corte na unha e a adição de pequenos pedaços de algodão nos casos mais simples, ou através de pequenas cirurgias ou pela aplicação de produtos que vão fazer com que a unha pare de crescer, porém, dependendo do estado em que se encontra a inflamação, a pequena cirurgia com a aplicação posterior de antibióticos e produtos é inevitável.
Unha encravada inflamada – dicas caseiras
Às vezes você quer resolver em casa sua situação, e eu te entendo, por isso vamos te passar 7 dicas que podem amenizar e talvez até resolver o seu problema! Confira:
Dica 1- Macere em uma tigela um dente de alho, aplique em sua unha e deixe-o por uma noite, repita o processo apenas uma vez por dia.
Dica 2- Utilize água oxigenada para a limpeza do local.
Dica 3- Faça compressas de água gelada para diminuir o inchaço do dedo.
Dica 4- Coloque um algodão ou fio dental entre a unha e a pele para impedir o atrito entre eles.
Dica 5- Deixar de molho as unhas em água morna para amolece-las. Isso facilita o seu corte.
Dica 6- Não utilize tênis e sapatos, de preferência a chinelos e calçados mais confortáveis.
Dica 7- Preste atenção! Se a sua unha não melhorar em alguns dias procure um dermatologista ou podólogo.
Lembrando que essas dicas devem ser feitas separadamente ao longo dos dias, não adianta fazer tudo ao mesmo tempo, é preciso dar tempo ao corpo para ele se recuperar!